11 jun Geotêxtil não tecido no estádio do Maracanã
O Estádio do Maracanã é, mundialmente, um dos principais palcos do Esporte. Neste caso de obra, o sistema de drenagem do gramado deste estádio icônico, foi realizada pela Bidim, empresa parceira da TecniGEO.
Foi usado na obra a manta geotêxtil nãotecido de filamentos contínuos de poliéster com resistência à tração longitudinal mínima de 14 kN/m e tração transversal mínima de 12 kN/m. A manta foi instalada nas trincheiras drenantes do gramado do Estádio Jornalista Mário Filho, como elemento separador e filtrante, evitando a passagem das partículas sólidas para o sistema drenante que causaria uma falha no mesmo. Ao mesmo tempo, permite a livre passagem da água, melhorando o desempenho do conjunto.
Desta forma, o geotêxtil deu eficiência ao sistema drenante do campo de futebol, evitando assim o acúmulo de água superficial em épocas de chuva, que prejudica os jogos e o crescimento do gramado. Além disso, as características locais inviabilizavam a instalação da drenagem à vácuo recomendada pela FIFA.
O principal fator que inviabilizou o uso da drenagem à vácuo foi o nível do lençol freático, que se encontrava a 90 centímetros abaixo do gramado, sendo que o dispositivo exigia a instalação a 1,5 metro de profundidade. Este fator aumentaria mais ainda o custo da obra. Devido a este problema, o sistema de drenagem escolhido foi a espinha de peixe, em que consiste na implantação de trincheiras drenantes de brita revestidas com geotêxtil não-tecido.
Embora seja uma solução tradicional, a sua capacidade de vazão foi potencializada, com capacidade de absorver 230 mililitros de chuva por hora, que é o dobro dos meses mais chuvosos. Esta potencialização foi possível com a redução da distância entre as trincheiras e com a duplicação do diâmetro dos tubos drenos.
Após a implantação das trincheiras drenantes em espinha de peixe, foi lançada uma nova camada de brita e uma camada de 30 centímetros de solo vegetal, usada como adubo para o gramado.
Entre as vantagens na utilização do geotêxtil nesta obra estão a redução no tempo de execução do sistema drenante, devido à facilidade de execução; a redução da quantidade de material granular a ser utilizado; prevenção do carreamento de partículas para o interior do sistema drenante; rápido escoamento da água; possibilidade de execução, independente do nível do lençol freático; e aumento da vida útil da estrutura.