Impermeabilização de aterros sanitários com geocomposto

Impermeabilização de aterros sanitários com geocomposto

A questão dos resíduos sólidos é uma das problemáticas ambientais mais preocupantes no Brasil. Atualmente no país ainda existem diversos lixões onde há a inadequada destinação dos resíduos, ocasionando na poluição da água e do solo, além de causar danos à saúde pública por conta da disseminação de doenças.

Portanto, nos últimos anos o Brasil tem avançado na solução dessa problemática com a implantação e manutenção de aterros sanitários, considerados como o local ambientalmente adequado para destinação final de rejeitos. E um dos importantes aspectos a serem verificados nos aterros sanitários é a impermeabilização do solo, de forma a evitar a contaminação ambiental.

O Tektoseal Clay, solução da empresa Huesker, é um geocomposto de alto desempenho que atua na proteção de águas subterrâneas e impermeabilização dos solos. O nome geocomposto significa que ele é um material composto de 3 camadas:  o geotêxtil tecido, a bentonita sódica e o geotêxtil não tecido. A bentonita é um elemento impermeabilizante potente que confere o diferencial dessa solução.

Além disso, o Tektoseal Clay possui diversas vantagens ao compará-lo com as soluções convencionais de impermeabilização, como a instalação em uma única etapa, menor impacto ambiental por exigir menores volume de material, maior durabilidade e custo inferior em relação à aplicação de camadas de argila, por exemplo.

Caso tenha se interessado e queira saber mais sobre essa solução, entre em contato conosco clicando aqui. Na TecniGEO oferecemos todo suporte desde o projeto à execução das soluções oferecidas.