05 maio Geotêxteis presentes na ampliação do Santos Dumont
Concebido originalmente como terminal de hidroaviões, o Aeroporto Santos Dumont foi projetado em 1934 e tinha como proposta atender às exigências de um centro urbano da dimensão do Rio de Janeiro daquela época. Setenta anos depois, mantém sua vocação de aeroporto central, voltado para operação de voos de curta distância, mas com muito mais fluxo de passageiros.
Com a eminente chegada dos jogos Pan-americanos de 2007, a Infraero viu-se necessário reformar o Santos Dumont, para que este virasse um moderno aeroporto central, com uma capacidade de atendimento muito maior, como pode ser observado na tabela abaixo:
Aeroporto Santos Dumont |
Antes da obra |
Depois da obra |
Capacidade de atendimento | 1,8 milhões de passageiros/ano | 8,5 milhões de passageiros/ano |
Área construída | 19.000 m² | 61.000 m² |
Balcões de check-in | 33 posições | 55 posições |
Esteira de bagagem | 2 esteiras | 5 esteiras |
Pontes de embarque | Nenhuma ponte | 9 pontes |
O projeto da obra foi desenvolvido pelo arquiteto Sérgio Jardim com a preocupação de preservar o estilo arquitetônico original desenvolvido, na década de 30, pelos irmãos MMM Roberto, contudo, verificou-se a necessidade de rebaixamento do lençol freático da área destinada para a implantação dos novos terminais de embarque.
O sistema de drenagem teve a utilização de geotêxtil não-tecido Bidim RT-14 em conjunto com os tubos drenos de diâmetro de 170mm executado em forma de trincheiras drenantes. O geotêxtil tem como função de estabilizar o solo adjacente, permitindo um escoamento rápido, e ao mesmo tempo evitar o carregamento de partículas para o interior do dreno. A colocação do tubo dreno fica unicamente condicionada ao volume de água a ser transportada pela trincheira, uma vez que a manta protege toda seção drenante de uma eventual deposição de finos no seu interior, o que reduziria a sua seção útil.
A utilização do geotêxtil não-tecido Bidim RT-16 como elemento separador, interposta
entre a base granular e o subleito arenoso, foi a solução encontrada para impedir a
interpenetração das camadas de solo causada pelas cargas dinâmicas produzidas
pelo tráfego das aeronaves. Esta separação interposta entre dois materiais de naturezas diferentes impede a sua mistura, preservando as características originais dos solos.
Em resumo, as principais vantagens na utilização do geotêxtil Bidim são:
- Redução no tempo de execução do dreno, devido à facilidade de execução.
- Redução da quantidade de material granular a ser utilizado, reduzindo o custo detransporte do mesmo.
- Prevenção do carreamento de partículas para o interior do sistema drenante.
- Rápido escoamento da água.
- Aumento da vida útil da estrutura.
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