Desafios para o cumprimento do Marco Legal do Saneamento

Desafios para o cumprimento do Marco Legal do Saneamento

Em 15 de julho de 2020 foi sancionada a Lei nº 14.026, que atualiza o Marco legal do saneamento básico no Brasil, tendo como principal desafio alcançar as novas metas estabelecidas com prazo de até dezembro de 2033, são elas:

  • 99% da população com água potável em casa;
  • 90% da população com coleta e tratamento de esgoto;

O saneamento é um tema de extrema importância para a sociedade brasileira, por isso a Tigre-ADS, parceira da TecniGEO, se preocupa em desenvolver produtos e soluções completas e inovadoras que contribuam para o progresso e desenvolvimento da infraestrutura e construção civil, transformando a vida de milhares de pessoas.

Hoje no Brasil, são quase 34 milhões de brasileiros sem acesso a água tratada e quase 95 milhões de habitantes sem coleta de esgoto, números que constam no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, 2021).

O novo Marco Legal do Saneamento Básico cria grandes expectativas para o setor, porque para alcançar as metas de atendimento em água e esgoto, estima-se maiores investimentos no mesmo. Como exemplo de grande expectativa, temos o aumento de parcerias entre empresas públicas e privadas. Hoje apenas 6% (seis por cento) da rede de água e esgoto é gerida por empresas privadas, além de modernização, aumento de investimentos e geração de empregos.

Em 2022, as empresas precisaram comprovar capacidade econômico-financeira para garantir que seus municípios alcançassem as metas estabelecidas nacionalmente, e cada Governo deveria criar blocos que agrupem municípios grandes e pequenos, e assim contribuir com o desenvolvimento em municípios que eram menos privilegiados.

Com os resultados, torna-se claro que ainda precisa-se dar mais enfoque para o setor, pois algumas áreas do país ainda estão com o saneamento sucateado, como é o caso da região norte, tendo apenas 14% da sua população atendida pelo setor.

É fato, o Saneamento no Brasil precisa melhorar e muito, pois, saneamento e saúde andam juntos, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), para cada 1 dólar investido em água e saneamento, economiza-se 4 dólares em saúde.

A Tigre-ADS, uma das maiores fabricantes de tubos corrugados em PEAD (polietileno de alta densidade, produto este comercializado pela TecniGEO), entende o cenário atual do país, o qual, apresenta grande déficit na coleta e tratamento de esgoto, um grande exemplo são as grandes cidades, que sofrem com os constantes problemas de escoamento de água, sendo certo que  a reutilização da água de forma sustentável ainda é um grande desafio.

A situação do atendimento de água potável, no entanto, parece ter melhorado brevemente, vendo duas regiões (Sul e Sudeste) com números maiores que 90% da população abastecida com água potável.

A água é um importante elemento para a vida, uma vez utilizada, incorpora novos elementos, necessitando de tratamento adequando quando despejada nas redes de esgoto. Se não for devidamente tratada, poderá causar uma série de doenças para a população e diversos problemas ambientais.

Para contribuir com o desenvolvimento do saneamento no Brasil, a Tigre-ADS desenvolveu a linha de tubos corrugados em PEAD SaniPro. Seu design exclusivo inclui sistema de união ponta-bolsa com duplo anel de vedação, o que permite união fácil e rápida, cuja finalidade é garantir a estanqueidade para um sistema sem vazamentos ou infiltrações. Ele é submetido a todos os ensaios de laboratório requeridos pela norma ABNT NBR ISO 21138-1, ISO NBR ISO 21138-3 e e ASTM F2947.

Os tubos corrugados em PEAD Sanipro se diferenciam das soluções comuns do mercado pelos seguintes aspectos:

  • Menor peso, o que simplifica consideravelmente a instalação;
  • Maior resistência química devido ao material utilizado (polietileno de alta densidade);
  • Maior resistência à abrasão, permitindo trabalhar com maiores velocidades de fluído;
  • Melhor desempenho hidráulico;
  • Recobrimento mínimo de 30 cm. Para cargas pesadas de caminhões H-25 (20 ton/eixo);
  • Inerte para desviar correntes elétricas, por isso não corrói;

É por isso que os mais exigentes mercados internacionais estão gradualmente substituindo outras tecnologias pelas soluções Tigre-ADS, principalmente para as Aplicações de Esgotamento Sanitário (DN 400 a 1500mm) e Drenagem Pluvial (DN 100 a 1500mm).

Contribuir para o desenvolvimento nacional fornecendo soluções e sistemas ecológicos de condução gravitacional estanques, não contaminantes e redes subterrâneas mais econômicas é um dos objetivos e da missão da TecniGEO!

Para maiores informações ou dúvidas, entre em contato, clicando aqui.