21 maio Drenagem Agrícula com Tubos Corrugados
A drenagem agrícola é um processo de remoção do excesso de água dos solos de modo que lhes dê condições de aeração, estruturação e resistência. Sempre que a drenagem natural dos terrenos não for satisfatória, pode-se fazer uma drenagem artificial como complementação.
O objetivo é retirar o excesso de água, controlando a elevação do lençol freático, possibilitando a lixiviação dos sais trazidos nas águas de irrigação e evitando a salinização. Os principais benefícios da drenagem são:
– a incorporação de novas áreas agricultáveis
– aumento da produtividade agrícola
– controle da salinidade
– recuperação de solos salinos e/ou alcalinos, e
– saneamento de áreas inundadas.
Qual o melhor método de drenagem?
A escolha do melhor método de drenagem depende do tipo de solo e pluviosidade. Os mais comuns são os drenos abertos e os drenos cobertos.
Os drenos abertos podem ser rasos ou profundos. Os rasos são valas usadas para remover a água da superfície. Já os profundos são responsáveis por remover o excesso de água do subsolo. Eles precisam ser fundos o suficiente para baixar a água ao nível desejado. Esse tipo de dreno é o mais barato, porém, dificulta o uso de maquinário e requer muita manutenção.
Já os drenos cobertos utilizam canos perfurados enterrados em lençóis freáticos e cobertos com um aterro permeável. Antigamente eram feitos de argila ou concreto, mas os sistemas modernos já utilizam materiais plásticos de alta resistência como o PEAD (Polietileno de Alta Densidade).
A utilização do geotêxtil e da tubulação corrugada de PEAD é uma das soluções mais eficazes e cada vez mais implementadas na agricultura. Esta técnica é utilizada tanto em obras de grande porte como de pequenas dimensões e consiste em utilizar um sistema drenante constituído pela manta geotêxtil, que funciona como elemento filtrante das águas, e o tubo dreno de PEAD, que serve para conduzir a água em excesso para o exterior.
Apesar de mais caros, a drenagem por tubulação não ocupa espaço na superfície e requer menos manutenção. Além disso, o PEAD é um material quimicamente inerte e não contamina o solo nem os lençóis freáticos. Muito utilizado nos Estados Unidos e na Europa, esta solução vem substituindo com grande eficiência materiais tradicionais como o concreto e o PVC.
Ficou interessado? Entre em contato e adquira estes e mais produtos com a TecniGEO!