Geomembranas: Características e Utilidades

A geomembrana é uma membrana geossintética, utilizada para impermeabilização de grandes áreas, como lagos e tanques, que estão sujeitas a movimentações e vibrações. Esta membrana é Resistente aos raios UV e a ataques químicos. Em resumo, ela é a solução ideal para canais e lagos artificiais.

As geomembranas Roma, garantem estanque sem vazamento algum, mesmo sob diversas condições, como ambientes agressivos e exposição às condições climáticas. Sua durabilidade e melhor desempenho do sistema dependem da especificação de materiais que garantam flexibilidade e resistências à abrasão, aos raios UV e ataques de micro-organismos.

O principal fator a ser considerado na especificação de uma geomembrana para impermeabilização de aterros sanitários e lagoas artificiais é sua resistência química, uma vez que estes ambientes de armazenamento de efluentes são bem agressivos.

Outro dado de desempenho relevante é a resistência aos raios UV, como por exemplo no caso da lagoa, que as bordas e margens ficam expostos a esse tipo de radiação, por nem sempre estarem cobertas pela água ou pelo líquido contido na lagoa. Para conter todos os resistentes químicos e obter melhor desempenho e assim não sofrer desgaste pela consistência de raios solares, a geomembrana deve ser produzida com polietileno de alta densidade (PEAD) e ser ativada com negro de fumo, antioxidantes e termo estabilizantes.

Sua instalação exige certos cuidados para garantir que não haja vazamentos durante a vida útil da obra. Neste caso faz-se necessária a realização de testes e ensaios de campo, durante e após a aplicação das geomembranas, todos de acordo com as normas. É necessário considerar o horário de instalação da geomembrana, já que a dilatação térmica estica o material durante o dia e encolhe durante a noite. Esta atitude é extremamente importante, para garantir que o revestimento não fique suspenso momento algum.

As aplicações de Geomembrana de PEAD, são:

 Aterros Sanitários, Industriais e Hospitalares;
 Barragens de Rejeitos;
 Bacias de Contenção;
 Lagoas para Tratamento de Efluentes;
 Canais de Adução;
 Mineração;
 Canais de Irrigação;
 Lagoas de Vinhaça;
 Reservatórios de Água;
 Biodigestores;
 Lagoas para Piscicultura;
 Lagoas Ornamentais.

Saiba mais sobre Geomembranas em nossa página!